6 Benefícios do Vinho para Saúde

Pesquisas recentes sugerem que o vinho pode promover uma vida útil mais longa, proteger contra certos tipos de câncer, melhorar a saúde mental e ainda fornecer benefícios para o coração.

Ótimas notícias para os amantes de vinho! Não param de surgir pesquisas sobre os benefícios que a bebida pode nos oferecer quando consumidas com moderação.

 

Vinho branco ou vinho tinto?

Estudos apontam que o vinho tinto contém cerca de 10 vezes mais polifenóis que o vinho branco. Os polifenóis são as substâncias presentes no vinho que trazem benefícios à nossa saúde. Acredita-se que o vinho tinto seja mais rico nestas substâncias porque durante seu processo de produção, a uva é macerada por semanas junto com a pele, ao contrário do vinho branco. No entanto outras pesquisas estão em andamento para analisar os benefícios do vinho Branco.

 

Os 6 Benefícios do Vinho

1. O vinho pode melhorar a saúde do coração.

O consumo moderado (até duas doses) de vinho tinto pode reduzir o risco de doenças cardíacas em aproximadamente 20%. A explicação para o fato é que o álcool desenvolvido nesta bebida reduz a formação de placas de entupimento das artérias, aumenta o colesterol bom, diminui a inflamação, e inibe a coagulação do sangue o que diminui o risco de aterosclerose.

Os polifenóis presentes no vinho tinto também agem inibindo a formação de placas de gordura, reduzindo a inflamação, ajudando a diminuir a pressão arterial, reduzindo a oxidação de lipídios e aumentando a capacidade dos vasos sanguíneos de se dilatar. Eles ainda ativam a produção de proteínas que previnem a morte celular.

Combinar vinho com uma atividade física é o que faz bem ao coração

 

2. O consumo moderado de vinho tinto e suco de uva está ligado a um menor risco de diabetes.

Pessoas que tomam a bebida regularmente apresentaram maior facilidade em regular o teor de açúcar no sangue.

 

3. Consumir vinho pode prevenir doença de Alzheimer e demência.

Nos últimos anos percebeu-se uma redução significativa dos riscos de declínio cognitivo, demência ou doença de Alzheimer em pessoas que consomem quantidades moderadas de álcool, principalmente o vinho tinto, em comparação àqueles que não bebem. O consumo moderado de vinho tinto previne significativamente a deterioração da memória e o desenvolvimento de alterações no cérebro.

 

4. Vinho pode reduzir sintomas da depressão.

Pesquisadores espanhóis relataram uma taxa de 32% menos casos de depressão entre os consumidores de vinho.

Os resultados mostraram que aqueles que consumiam quantidades moderadas de álcool, apresentaram taxas significativamente mais baixas de depressão em comparação a pessoas que não ingeriam nenhum tipo de bebida alcoólica.

 

5. Consumir vinho pode retardar o crescimento de células de alguns tumores.

Pesquisadores em Los Angeles, explicaram que as substâncias químicas presentes nas cascas e sementes de uvas roxas reduzem os níveis de estrogênio e aumentam a testosterona em mulheres na pré-menopausa, o que resulta em um menor risco de desenvolver câncer da mama nesta faixa etária.

 

6. Vinho para uma vida mais longa.

Há relatos que o vinho tinto tem propriedades que previnem o envelhecimento. Eles atribuíram estes benefícios do vinho especificamente ao resveratrol presente na pele das uvas roxas.

 

Seco ou suave? Fique atento ao teor de açúcar no vinho.

O açúcar presente no vinho puro é resultado do processo de fermentação da bebida e se trata principalmente dos açúcares da própria uva, frutose e glicose (alguns vinhos são adoçados com açúcar para baratear e tornar mais rápido o processo de produção).

É difícil dizer quanto de açúcar você está consumindo quando toma vinho, já que a maioria dos países não indica o teor de açúcar no rótulo, mas aqui está uma noção básica da quantidade da substância que os diferentes vinhos contêm:

• Vinho seco: 4 gramas de açúcar por litro;

• Vinho suave: De 4 a 12 gramas de açúcar por litro, ou cerca de 0,5 a 2 gramas por taça;

• Vinho doce: Mais de 45 gramas de açúcar por litro, ou cerca de 6 gramas por taça ou mais.

 
Atenção!! Todas as informações descritas neste artigo estão relacionadas a pesquisas em desenvolvimento. Consulte seu médico. Respeite o consumo moderado de bebidas alcoólicas!

by @denisescavassa

Pague com
  • Pix
  • Mercado Pago
Selos

W P DE SOUZA DESIGNER GRAFICO - CNPJ: 24.197.783/0001-03 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail