8 Dicas Sobre Home Office

Em tempos de pandemia e de distanciamento físico, onde muitas pessoas precisam trabalhar em suas casas, ou seja, em modelo Home Office, separamos pra você 8 dicas rápidas sobre essa modalidade de trabalho.

 
 

Dica #1. Local Adequado e Organizado

A primeira dica é encontrar o local adequado. Escolha um cômodo para ser o seu escritório. Dê preferência a um lugar arejado, silencioso e com boa iluminação. Busque maneiras de se sentir confortável. Monte sua mesa como se estivesse em seu lugar habitual de trabalho com todos os recursos necessários para desempenhar seu papel. Se sua mesa normalmente tem enfeites ou uma flor, por que não coloca-las na sua mesa do Home Office? Não basta somente ser o local adequado, ele precisa estar apto para a execução de suas rotinas. Local organizado facilita seu dia a dia e aumenta sua produtividade.

 

Dica #2. Estabeleça uma Jornada de Trabalho

Se você não possui uma carga horária pré-estabelecida por seu empregador é preciso que você determine um intervalo de trabalho razoável. Identifique qual o horário se adequa melhor à sua rotina ou qual período sente que produz melhor, essa é uma das vantagens de poder trabalhar em casa. Depois do horário estabelecido, cumpra-o à risca!

 

Dica #3. Vista-se de Maneira Apropriada

Nada de trabalhar de pijama e pantufa! Não deixe que a ideia “A estou em casa mesmo, ninguém vai me ver” te consuma. Mesmo que inconscientemente, roupas e aparência desleixadas influenciam negativamente no seu rendimento e comprometem a seriedade do seu profissionalismo. Ao acordar, estabeleça a rotina de se arrumar para o trabalho, isso vai te ajudar a ter disciplina.

 

Dica #4. Sem Distrações

Temos aqui o mais comum dos erros do modelo Home Office. Em casa vários fatores podem te distrair (televisão, celular, animais de estimação e até mesmo seus filhos). A regra básica é: Agir como se estivesse em seu trabalho! No escritório não existe uma TV, você não mexe no celular com frequência ou seu pet não entra no meio do escritório pedindo atenção. Eu sei, será difícil, mas você tem que encarar com determinação, caso contrário: Adeus produtividade e seu Home Office se tornará penoso.

 

Dica #5. Comunique-se

No trabalho remoto, devemos tomar cuidado com a comunicação. Ela deve ser sempre efetiva. Principalmente se você trabalha com várias pessoas envolvidas. Mostre-se presente e não se esconda atrás de um computador. Utilize os recursos disponíveis a seu favor, a maioria deles é gratuita. Faça reuniões por Vídeo Chamada ou ligue para sua equipe. Isso torna o trabalho menos mecânico, traz estreitamento nas relações, mesmo que fisicamente estejam distantes.

Lembre-se: A recomendação é distanciamento físico, não isolamento social, ok?

 

Dica #6. Tenha uma Lista de Tarefas

Comece o dia pontuando todas as atividades a serem realizadas e organize-as por ordem de prioridade. Faça o planejamento como preferir: se para você é melhor escrever, recomendo utilizar planners, caderno, agenda ou adesivos autocolantes. Agora se você é da turma adepta aos recursos digitais, recomendo ferramentas como Trello, Goolge Agenda ou Agenda do Outlook que possuem avisos como lembretes, além de poder convidar participantes para a tarefa.

Se nunca ouviu falar do Trello, vale a pena conferir o que já falamos sobre ele aqui no blog:

Trello: Organizador de tarefas para aumentar a produtividade

 

Dica #7. Faça Pausas

É comum se acostumar com o trabalho e se esquecer de que as pausas são fundamentais. Assim como no trabalho convencional, levante, faça alongamentos, tome água, pegue um café.... Às pausas muitas vezes ajudam a solucionar aquele desafio difícil de resolver, pois te ajudam a ver situação de outro ângulo, de fora, com a cabeça mais relaxada. Trabalhar em casa pode ser desafiador no quesito produtividade, porém tome cuidado para não ficar longos períodos com os olhos grudados no computador.

 

Dica #8. Fim da Jornada: Saia do Local de Trabalho

O dia acabou e sua jornada chegou ao fim? Ótimo, agora é momento de relaxar. Saia do seu ambiente de trabalho, aquele cômodo que escolheu para "ser seu escritório". A regra aqui é não se tornar refém do trabalho dentro da sua própria casa. Ao finalizar suas atividades, levante e faça algo pra sua vida pessoal.

 

Bacana né?! Espero que essas dicas rápidas ajudem você a se adaptar nesse novo modelo de trabalho Home Office.

E se você achou essas dicas úteis, compartilha com seus amigos e familiares que estão nessa mesma jornada, neste momento de pandemia do covid-19.

#HomeOffice #Dicas #LenxDesigner #Pandemia #Covid19 #Coronavírus

by @denisescavassa

Pague com
  • Pix
  • Mercado Pago
Selos

W P DE SOUZA DESIGNER GRAFICO - CNPJ: 24.197.783/0001-03 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail